MAS AFINAL, O QUE É RPG?

Segundo a Wikipedia, "Role-playing game, também conhecido como RPG (em português: "jogo de interpretação de papéis" ou "jogo de representação"), é um tipo de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.

Segundo este que vos fala, é um dos jogos mais divertidos e imaginativos para se jogar com os amigos. :)

Em suma, o RPG se difere dos tradicionais jogos de tabuleiro pelo fato que os jogadores precisam interpretar seus personagens. As ações que um jogador pode fazer são limitadas apenas pela própria imaginação do jogador e, claro, como em todo jogo, um conjunto de regras que precisam ser aplicadas para que haja o mínimo de coerência durante a jogatina.

Como no teatro, onde os atores precisam interpretar seus papéis, seguindo um roteiro, o jogo de RPG é "roteirizado" (por assim dizer) pelo Mestre - um jogador que tomará o papel do contador da história (narrador), também sendo o responsável por manter as regras e a ordem do jogo durante a campanha. Os demais jogadores são personagens (normalmente heróis) que irão interagir com a história e as personas que o Mestre criar, buscando conquistar a meta (ou cumprir a missão) dada pelo Mestre, evoluindo as habilidades dos personagens ao longo da campanha.

O que torna o RPG tão interessante é a necessidade quase permanente de raciocinar estrategicamente e buscar sempre a forma mais interessante de passar por cima dos desafios (ou de criar novos desafios) impostos pela história apresentada pelo Mestre. É praticamente uma batalha inventiva entre os jogadores e o narrador. É um ótimo exercício de criatividade, de raciocínio e, claro, de colaboração social. 

Muitos sistemas de RPG utilizam dados com múltiplos lados para definir valores randômicos em ações, habilidades e várias outras necessidades do jogo. Dados com 6 lados (os habituais) são chamados de "d6", os de 10 lados de "d10", e assim por diante.

O mais famoso jogo de RPG (também conhecido como "sistema de RPG") chama-se Dungeons & Dragons, jogo que inclusive deu origem à animação dos anos 80 "Caverna do Dragão". ARLOCK - UM CONTO DE ELLORA foi baseado em um jogo desse tipo de sistema. Trata-se de um sistema criado num mundo de fantasia medieval, onde magos, elfos, anões e toda uma sorte de criaturas fantásticas convivem e se digladiam. O restante da história, no entanto, fica a cargo do Mestre.

O sistema de RPG Dungeons & Dragons já está na versão 5.0. O livro acima é o Manual dos Monstros, que contém os detalhes das criaturas que podem ser usadas pelo Mestre nas aventuras. Também há o Manual do Jogador e o Manual do Mestre.

Imagem: Site oficial da Wizards Corporate

Também usa-se o termo "RPG" para definir jogos eletrônicos que possuem um mundo aberto e permitem que o jogador explore, interaja e evolua seu personagem de forma livre e inventiva. Alguns dos mais conhecidos são Skyrim, Zelda, Final Fantasy e Baldur's Gate

Zelda é uma das franquias de RPG mais famosas do meio eletrônico. O primeiro jogo foi lançado para o NES, nos anos 80.

Imagem: Site oficial da Nintendo

Mas não se engane: o ponto principal das campanhas de RPG não se trata de ser o mais inteligente, o mais estratégico, ou então uma diversão vazia. O RPG é feito para criar laços entre pessoas e criar histórias memoráveis, cativantes e nostálgicas. Histórias que, talvez, possam vir a virar novas obras literárias ao longo do tempo.

Ficou interessado? Uma simples busca na Internet pode te trazer informações sobre os mais variados sistemas de RPG existentes. Aqui apenas relatei, com minhas palavras, um resumo muito conciso e simplificado do que é o RPG. 

 

Chame seus amigos e experimente! E se, por acaso, não conseguir angariar um número bom de pessoas interessadas, pesquise nas redes sociais a respeito de grupos de RPG na sua cidade. Há muitos grupos sempre procurando pessoas novas para continuar o legado dos jogos de RPG de mesa!

© 2018 por Thiago Pe. Todos os direitos reservados.